A OMS, Organização Mundial da Saúde, estima que pelo menos 2,2 bilhões de pessoas no mundo vivem com deficiência visual ou cegueira. No entanto, mais de 1 bilhão de casos poderiam ter sido evitados ou tratados. O órgão estima que até 80% dos casos de deficiência visual são evitáveis e destaca que o problema pode ser causado por diversas condições, incluindo catarata, glaucoma e erros refrativos não corrigidos. Além disso, a OMS enfatiza a importância da prevenção, diagnóstico precoce e acesso a cuidados oftalmológicos para reduzir a carga global de cegueira e deficiência visual.
A prevalência de doenças oculares que levam ao comprometimento da resposta visual cresce com o avanço da idade e taxas maiores de cegueira e baixa visão são observadas com o aumento da vida média da população. As principais causas mundiais de deficiência visual estão relacionadas à população idosa, como por exemplo, a catarata não operada, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética.
Para prevenir problemas e manter a saúde ocular em dia é importante visitar o ofício mesmo sem sintomas, proteger os olhos do sol com bons óculos que oferecem proteção UV, além de uma alimentação saudável e evitar uso excessivo de colírios

Paciente recebendo tratamento oftalmológico – 80% dos casos são tratáveis
Foto: Banco de imagens